COMO ESCOLHER A CRECHE – Mostro dicas para escolher a creche ideal para seu filho. Falo sobre os medos das mães e os principais pontos buscados para a escolha.
Chega o fim da licença maternidade e se você ainda não decidiu o que vai fazer com seu filho?Agora é o momento. Creche, babá ou avó? Todas as opções tem seus lados positivos e negativos.
O que você precisa entender é o que funciona melhor para a sua família. Hoje vamos falar um pouco sobre como escolher a creche ideal.
COMO ESCOLHER A CRECHE
- LOCALIZAÇÃO
Uma boa localização perto da sua casa ou trabalho é um ponto fundamental na escolha. Algum problema no trânsito pode gerar um grande transtorno na sua rotina. Caso você trabalhe longe considere até uma creche mais perto do trabalho. Assim fica mais fácil pegar o bebê !
- INFRAESTRUTURA
Algumas creches com uma mega infraestrutura muita das vezes tratam seu filho como mais uma criança no berçário. Creches menores geralmente tem um cuidado mais personalizado com o bebê e a mãe. Nas duas experiências que tive percebi uma atenção melhor no individual quando se tem uma creche menor. Mas isso não é uma regra. O importante é na hora de visitar a creche fazer as perguntas: o mobiliário está em bom estado? os brinquedos são limpos? onde os bebês vão dormir? a cozinha e os banheiros estão ok?
- LINHA PEDAGÓGICA
Uma coisa importante é entender a linha pedagógica da creche. Converse com a diretora e peça para ela te explicar como eles trabalham com as crianças. A primeira creche da sophia, sentia que ela no berçário só brincava sem muitos estímulos educacionais. Quando troquei de creche percebi que isso mudou muito. Quando você matricula seu filho com 5 meses isso não é o mais importante porém ele irá ficar nesse escola provavelmente até os 5 anos !
- CUSTO
Quando descobrimos o custo de uma creche levamos um susto. Porém não é apenas esse valor que temos que levar em consideração. No Rio de Janeiro por exemplo uma creche em horário integral não sai por menos de 1.300 reais. Porém esse valor não é o seu único gasto na creche. Além da mensalidade tem o valor de matrícula, material, uniforme (nesse eu tomei um susto) atividades extracurriculares, festinhas. Um monte de detalhes que cada mês aparecem. Mas tirando esses itens que são os usuais você pode considerar se a creche oferece jantar, lanches ou se você precisa mandar de casa. No caso dela não oferecer pode considerar um valor para a alimentação pois faz muita diferença.
- REPUTAÇÃO
Um fator que ajuda muita na escolha é a recomendação de outras mães. Caso você não tenha nenhuma mãe que possa te indicar uma creche pesquise em fóruns online como o baby center, sempre tem mães falando sobre esse assunto e isso te ajuda a descobrir as melhores creches pelas experiencias das mães !
- DICAS
Quando o seu filho entrar na creche prepare-se para a fase das doenças e é nesse momento que você precisa ter uma boa comunicação com a creche.Em um mundo ideal jamais deixaríamos nosso filho doentinho indo para escola, mas na vida real isso não funciona em todos os casos. Hoje algumas creches disponibilizam um seguro de vida para as crianças e um convênio com clínica ou médico particular. A situação é delicada, caso seu filho tenha febre algumas creches mandam a criança de volta para a casa imediatamente, crianças menores de 1 ano tendem a ter febre com uma certa frequência, pode ser só o dente que está nascendo e para os pais terem que sair do trabalho a cada febre é algo muito complicado. O ponto que você precisa saber é o seguinte, a creche está pronta para dar atendimento de emergência no meu filho caso tenha algum problema mais grave ? Ela pode dar medicamente de febre por exemplo? Como lidamos com isso?
- SEGURANÇA
Segurança da creche. Tirando os itens básicos que você mesmo já oferece na sua casa é importante avaliar alguns pontos. Com funciona a entrada e saída de alunos? Eles entregam a criança para qualquer pessoa ou existe algum banco de dados de quem pode buscar o aluno? Observe se tem muitas escadas e se as crianças sobem e descem sozinhas.
Por último sinta o clima do ambiente, as crianças sorriem? são alegres? as professoras estão de bom humor?
Só coloque o seu filho em um lugar que você se sinta segura e confortável.
Beijos,
Espero que gostem, comentem aqui embaixo, me segue nas redes sociais.
SnapChat: Phdelisola | Canal | Instagram: Phdelisola
Like this:
Like Loading...
Related